Nutrição Esportiva: Como evitar a retenção de líquido no corpo?

(Foto: Internet)

Quem nunca teve aquela sensação de que ganhou alguns quilinhos da hora em que acordou até a hora em que foi dormir? Se você já teve a mesma impressão, pode ser que esteja tendo sintomas de retenção de líquidos no corpo.

De acordo com o especialista em nutrição esportiva, Antônio Ramos, retenção hídrica, também conhecida como Inchaço, é o acumulo de líquido de forma anormal entre as células no corpo. Esse inchaço pode aparecer principalmente nas pernas, costas, barriga e rosto.

(Foto: Internet)

Alimentos ricos em sal são um dos aliados para o acúmulo de água no organismo. Antônio Ramos explica que as principais causas para a retenção desse líquido estão nos exercícios físicos puxados, a má alimentação, o consumo excessivo de proteínas, os distúrbios hormonais, o consumo excessivo de sal, os problemas cardíacos, a gestação e o período menstrual (Pré, Durante e Pós).

(Foto: Internet)

A diminuição do consumo de sal e proteínas fará grande diferença. O primeiro composto a sair da célula é o sódio, com isso a água vai segui-lo, assim terá mais líquido extracelular.

Para o nutricionista, em se tratando das proteínas, deverá ser ingerida uma quantidade adequada, pois o super consumo desde componente acarretará um extravasamento de água intracelular, pois o organismo não tem a capacidade de armazenar o excesso de proteínas, como armazena as gorduras e o carboidratos. O ideal é procurar um profissional capacitado para fazer os cálculos de proteínas que deve ser ingerida diariamente.

(Foto: Internet)

É possível controlar também com o consumo adequado de água, ingerindo aproximadamente dois litros por dia.

A restrição na dieta de produtos industrializados, processados e ultra-processados, ajudará no controle da retenção, pois estão são riquíssimos em sódio.

(Foto: Internet)

Uma dica do nutricionista para diminuir o sal das refeições é o sal verde. Esta receita deve conter:

- 30g de ervas finas desidratada
- 30 g de manjerona desidratada
- 10g de orégano
- 10g de alecrim
- 10 g de manjericão desidratado
- Raspa da casca de meio limão pequeno

Esta mistura pode ser colocada sobre os alimentos já preparados ou durante seu cozimento.

O nutricionista Antônio Ramos deu dicas maravilhosas para diminuir o inchaço. Para quem não viu a última matéria sobre a série nutrição esportiva, vou deixar o link aqui

Não se esqueça de deixar nos comentários dicas para a próxima matéria.


Abraço e até a próxima!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário